quarta-feira, 21 de abril de 2010

Bolo de Chocolate (da Z*)

Cá na empresa há o hábito de, o aniversariante trazer um bolo e champagne para toda a gente. Como não é fica barato arranjar um bolo BOM, para cerca de 40 pessoas, a melhor solução é por mãos à obra. Bolos caseiros fazem mais sucesso, ficam mais baratos e eu gosto de pôr mãos à obra. A próxima etapa foi escolher o bolo a fazer. Um bolo de chocolate agrada a muita gente, no entanto nem todos gostam/podem comer chocolate. O outro requisito seria ser simples e rápido (adoro bolos cujo a unidade de medida é "uma chávena"). Acabei por me decidir por dois bolos de chocolate (um para a empresa outro cá para casa) e um de cenoura.

Quadrados de Chocolate (créditos integralmente atribuídos à mãe do meu namorado =) )
 
Ingredientes:
4 ovos
1 chávena de óleo (almoçadeira, +- 250 ml) 
1 chávena de açúcar
2 chávenas de farinha
1 chávena de chocolate em pó (eu uso Cola Cao)
1 colher de sopa de fermento em pó
1 chávena de água a ferver

Calda:
6 colheres de sopa de leite
4 colheres de sopa de chocolate em pó
6 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de margarina

Preparação:
Untar um tabuleiro com óleo e polvilhe com farinha. Numa taça juntar os ovos inteiros e o açúcar mexendo, depois o chocolate, o óleo e a água a ferver, mexendo sempre. No fim, adicionar a farinha com o fermento e misturar tudo muito bem. Colocar a mistura no tabuleiro e levar ao forno moderado (170ºC) durante cerca de 25 minutos, verificando para não cozer demasiado. (No bolo que trouxe para a empresa dobrei a receita, pelo que o tempo de cozedura foi superior).
Entretanto preparar a calda: levar um tachinho ao lume com todos os ingredientes e deixe ferver um pouco, mexendo sempre (5 a 10 minutos). 

Sugestões de apresentação:
Opção 1: Quando o bolo estiver cozido, retirar do forno e com cuidado cortar tiras longitudinais e depois transversais de maneira a formar quadrados. Regar com a calda bem quente, cobrindo toda a superfície.
Depois de frio desenformar para o prato de servir, formando uma pinha. Enfeitar com montinhos de fios de ovos, morangos ou framboesas e servir bem frio.
Opção 2: Usar uma forma redonda (com ou sem buraco) das mais comuns e servir de forma convencional. - O problema desta opção é que, uma vez que o bolo deve ser pouco cozido torna-se muito complicado de desenformar correctamente (o de cá de casa estava um pouco partido).

(Ainda não encontrei ninguém que não tenha adorado este bolo)

Bom Apetite!

4 sentidos:

Ele da Lila disse...

Se é o mesmo que já comi uma vez em tua casa, fiquei convencido, só não percebo porque é que ainda não o comemos outra vez.

Lila* disse...

O mlh bolo de chocolate q comi foi o da Nokas, ate é mlh que o da Rota!
Mas o teu parece me mt bom!

Sara disse...

Aiiii já estou a salivar!
Acho que vou fundar um grupo de fãs deste bolo no facebook!

Nokas* disse...

Eu faço um bolinho de chocolate muito bom, mas sou uma preguiçosa e só o faço em ocasiões especiais =) e raras!
Mas este tem um aspecto deliciosooooo!