terça-feira, 23 de novembro de 2010

Sobre a Lomografia

A Lomografia é uma técnica/corrente fotográfica que se baseia na simplicidade. As Lomos nasceram na Rússia (URSS de 1982), quando alguém se lembrou que seria uma boa ideia criar máquinas robustas, portáteis e fáceis de usar. A ideia tinha fundamentos políticos: felizes famílias soviéticas a fotografar o estilo de vida soviético. Anos mais tarde, e já sem Guerra Fria, a originalidade das fotos produzidas por esta máquina começou a ganhar adeptos por todo o lado.

A ideia é tirar fotos ao caso. Captar ângulos e cores diferentes do nosso quotidiano.  A lente é de má qualidade e nem sempre se consegue grande focagem. Nunca sabemos muito bem o que saiu dali até... vermos o resultado final: até REVELARMOS o rolo! :) As cores estão sempre longe de serem as reais mas acabam por ser, geralmente, extraordinariamente bonitas. A câmara acaba por captar uma versão da realidade que os nossos olhos não conseguem ver.

Um dia vou ter uma máquina como esta: 
E conseguir tirar fotos assim:

lomografia
lomo_k100_28
tour eiffel fisheye

3 sentidos:

Marisa Góis disse...

Adoro o efeito lomo :)
Se quiseres, no meu site de Photoshop está lá a explicar a fazer "cross-processing" que é um lomo mas mais carregadito ;)
Beijocas linda**

The Cherry on Top disse...

Ando para comprar uma Dianahá algum tempo e ando ainda mais tentada desde que vi a da minha prima e ela me falou das maravilhas que faz com a máquina! :)

Beijinho

Green disse...

adoro imenso a segunda foto, está perfeita de mais!