sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Crumble de Outono com Creme de Requeijão

Então cá fica a receite da sobremesa-excelente-com-aspecto-estranho que falei aqui. De salientar que, este é o tipo de receitas que à partida eu não me arriscaria a fazer, por vários motivos: tem demasiados ingredientes, vários passos e TEM FIGOS. Dado que eu odeio figos e que não sou nada fã de receitas complexas esta seria daquelas que eu "passaria à frente". Mas fui "semi-obrigada" a por as mãos na massa e juro que valeu a pena.

Ingredientes
1 requeijão
1,5dl de creme culinário Vaqueiro
50g de mel
1 limão
Folhas de Hortelã
150g de figos secos macios
0,5dl de vinho moscatel
1 lata de pêras em calda
3 diospiros
50g de miolo de noz
150g de sobras de pão duro
150g de muesli com frutos secos
80g de margarina
70g de açúcar mascavado claro
1 colher de sopa de canela em pó

Preparação
1. Desfazer o requeijão num tijela, juntar o creme culinário vaqueiro, o mel, a raspa do limão e um pouco de sumo do mesmo. Bater com batedeira até ficar liso (não ficou assim muito liso mas não é grave...) e perfurmar com folhas de hortelã picadas. Reservar no frigorifico

2. Tirar a pontos dos figos e cortar a meio. Colocar numa taça de vidro com o moscatel e levar ao microondas durante 1 minuto na potência máxima (não sou nada fã dos figos... não ficam horríveis, mas são dispensáveis. Da próxima vez vou usar apenas o moscatel.
3.Escorrer as pêras, cortar em pedaços e juntar num taça grande.
4. Lavar os dióspiros, tirar os pedúnculos e a pele, cortar em cubos e juntar às pêras.

5. Cortar o pão em pedaços e colocar no robô de cozinha. Juntar o muesli triturar tudo até obter o aspecto de areia grossa.
6. Derreter a margarina num frigideira antiaderente. Quando estiver bem quente juntar a mistura do ponto 5 salpicando toda a superficie. Deixar fritar mexendo sempre e até começar a ficar dourado.
7. Salpique com açucar mascavado e deixe fitar mais um pouco. Retirar do lume.

8. Salpicar a mistura de fruta com canela e juntar o miolo de noz grosseiramente picado, os figos e o moscatel e misturar tudo.

9. Distribuir por taças individuais (serve cerca de 10 doses): uma camada de fruta, por cima o crumble e, na hora de servir, uma colherada de creme de requeijão.

Bom Apetite!

0 sentidos: