A Lomografia é uma técnica/corrente fotográfica que se baseia na simplicidade. As Lomos nasceram na Rússia (URSS de 1982), quando alguém se lembrou que seria uma boa ideia criar máquinas robustas, portáteis e fáceis de usar. A ideia tinha fundamentos políticos: felizes famílias soviéticas a fotografar o estilo de vida soviético. Anos mais tarde, e já sem Guerra Fria, a originalidade das fotos produzidas por esta máquina começou a ganhar adeptos por todo o lado.
A ideia é tirar fotos ao caso. Captar ângulos e cores diferentes do nosso quotidiano. A lente é de má qualidade e nem sempre se consegue grande focagem. Nunca sabemos muito bem o que saiu dali até... vermos o resultado final: até REVELARMOS o rolo! :) As cores estão sempre longe de serem as reais mas acabam por ser, geralmente, extraordinariamente bonitas. A câmara acaba por captar uma versão da realidade que os nossos olhos não conseguem ver.
Um dia vou ter uma máquina como esta:
E conseguir tirar fotos assim:
3 sentidos:
Adoro o efeito lomo :)
Se quiseres, no meu site de Photoshop está lá a explicar a fazer "cross-processing" que é um lomo mas mais carregadito ;)
Beijocas linda**
Ando para comprar uma Dianahá algum tempo e ando ainda mais tentada desde que vi a da minha prima e ela me falou das maravilhas que faz com a máquina! :)
Beijinho
adoro imenso a segunda foto, está perfeita de mais!
Postar um comentário