quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Falar de coisas sérias só mesmo para variar

Já disse por aqui que não acredito nas tretas do "só neste país". Há impostos altíssimos por essa Europa fora, há injustiças parvas, há altas taxas de criminalidade, há impostos dirigidos exclusivamente a casas reais, deduções fiscais (ainda!) mais apertadas, graves desigualdades entre géneros, há cortes de regalias (vejam os Franceses seeemprreee em greve!) and so on. Continuo a gostar muito de ter nascido neste cantinho confuso e, apesar de não achar que o governo esteja propriamente a brilhar, não acredito que qualquer um dos outros cronhos (de Louçã a Portas) fizesse um global melhor.

Mas porra, esta história das SCUTs começa a irritar! Utilizo diariamente as SCUTs e não há grande forma de escapar aos pórticos. Ok, vou ter que pagar mais. Bela &%$@#, mas venham as portagens. Se tem que ser tem que ser. Agora façam as coisas como deve ser!

Moro num concelho que irá beneficiar de "descriminação positiva" e estou desde finais de Setembro a tentar encontrar informação decente. Emails para Via Verde nem CTT e ninguém, aparentemente, sabia de nada. Perguntas a funcionários dos CTT sobre a venda do dispositivo no início de Outubro: "não sabemos ainda como vai ser".

Entretanto (3 dias antes da entrada em vigor das portagens nas SCUT!) falaram-me no site da Estradas de Portugal (informação útil, Yupii!) e lá fiquei a perceber umas coisas:
  • temos 10 viagens grátis por mês (um viagem incluí passagem por vários pórticos!);
  • os dispositivos dos CTT não dão direito a passar nas vias reservadas à Via Verde;
  • os dispositivos Via Verde dão direito a desconto;
  • enquanto o equipamento não estiver disponível, as entidades de cobrança de portagens assegurarão que as transacções são processadas no âmbito do contrato;
Os DEM da Via Verde custam exactamente o mesmo que os dos CTT mas são claramente melhores! Então... Toca a fazer o pedido para um dispositivo Via Verde (pelas Internets, que eu não estou para dormir à porta de uma loja Via Verde).

Mas a informação que sai nos jornais continua contraditória. Uns falam em multas quase imediatas, outros falam em não fiscalização dos serviços nos períodos iniciais. Nós por cá, continuamos a passar nas SCUTs sem ainda termos pago coisa nenhuma e a aguardar notícias.

Mas agora que os dito 5 dias estão a acabar, restam duas hipoteses:
  1. Aguardar que o dispositivo de matrícula chegue (estou a aguardar informação da Via Verde).  Não pagar qualquer portagem pela qual tenho passado visto que, tenho isenção nas primeiras passagens e a entidade de cobrança irá, segundo a informação disponibilizada, assegurar as transacções.   Sujeito-me assim a ser multada em mais de 75€(??)
  2.  Dirigir-me aos CTT/Payshop e efectuar o pagamento.  Posso estar a pagar sem necessidade visto que efectuei o pedido de dispositivo logo que me disponibilizaram informação útil e que, se ainda não tenho o dispositivo é porque o sistema não funcionou: informação concreta disponibilizada com 4 dias de antecedência, Via Verde / CTT sem possibilidade de dar resposta a todos os pedidos, etc, etc, etc. Com um bocadinho de sorte, a Via Verde volta a "tentar" cobrar-me o valor por assincronia de informação.  Se estiver a pagar sem necessidade há devolução do dinheiro?? (pois, pois)
Depois ainda há a treta dos estrangeiros. Raios, precisamos de dinheiro certo? O turismo e os negócios com empresas internacionais é lucrativo para o Estado certo? Entao e que tal deixarmos os nuestros hermanos vir até cá dar-nos alguns euros preciosos?

Há e nem sequer me digam que pedi o dispositivo tarde de mais! Conheço quem tenha pedido em finais de Julho e tenham recebido... ontem!!

Raios.

2 sentidos:

Lila* disse...

Eu estou a espera da via verde, confesso q foi um amigo do meu pai que tratou de tudo, e ate ter tudo legal, achei melhor pagar, como tu viste no meu blogue...e ninguem me deu desconto de nada nos ctt e era suposto tb ter benefeciado pq passei na de miramar...
A mh ideia é tentar fugir ao maximo ate ter tudo direitinho!

Nokas* disse...

Eu devo dizer que ainda tenho muitas dúvidas e este post elucidou-me imenso. Claro que não tratei de me informar porque também não tenho carro e o Z. já tem Via Verde há dois anos, por isso estou segura, acho eu :)