terça-feira, 26 de janeiro de 2010

A propósito do Ambiente e do FCP


Hoje fiz uma visita de estudo ao Estádio do Dragão. Não, não vivi a emoção de um jogo do Grande FCPorto mas conheci os bastidores do estádio. E digo, os bastidores, no verdadeiro sentido da coisa. As bancadas vazias, balneários, salas de imprensa, camarote principal e afins já conhecia mas, hoje, vi tudo isso e todo o resto. Fiquei a perceber que o próprio estádio é uma verdadeira empresa. O Dragão tem aquele magnifico relvado e tem 9 andares para alem disso. Tem 9 andares que fazem funcionar todo aquele espectaculo. Para tal, aloja uma empresa, a PortoEstádio, que gere tudo o que lá acontece. Desde eventos, jogos, concertos e o que está no funcionamento diário de tudo aquilo e na interacção com o exterior. Como tal, e dado que foi uma visita de estudo, fiquei a perceber tudo o que se relaciona directa ou indirectamente com o ambiente. Sabiam que o Dragão é o único estádio de 5 estrelas (tipo Dragão, Luz, Alvalade...) que tem certificado de qualidade ambiental? Pois é, e tudo é quantificado... pois, para terem noçao, no dragão, mensalmente, são gastos 13000 euros em gás e 30000 euros em electricidade. É um absurdo, sem duvida, mas o futebol e a nossa sociedade são assim. Mais curiosidades? Eles valorizam (compostar, reciclar, reutilizar) 45% dos resídos produzidos no estádio... se tivessemos esta rentabilidade em nossas casas seria mais que bom para o ambiente. Sim, porque aquilo que não "valorizamos" é enviado para aterros/inceneradoras. E, quanto aos aterros, é deprimente... a quantidade de lixo que podiamos separar é imensa. Se pensarem que os aterros são espaços que recebem lixo e que o lixo ocupa espaço, o espaço acaba, logo, se o volume de lixo que não reaproveitamos for menor iremos evitar que se criem espaços como estes.
A verdade é que eu não me preocupo muito com estas questões ambientais mas estou num curso que me está a sensibilizar. Continuo a achar que, pensando na poluição, podemos continuar a usar os nossos carrinhos à vontade porque o Homem é uma especie como as outras e há-de extinguir-se como é natural... mas já que cá estamos, gostamos muito de viver com dignidade e tenho a certezinha que não queremos acabar rodeados de lixo, sejam um bocadinho amigos do ambiente :)

Beijinhos

2 sentidos:

Marisa Góis disse...

É de notar esse facto. Espero que todos os clubes também funcionem assim :) Era muito bom. Cá em casa a reciclagem faz-se... E não custa nada ;)
Um bjinho ♥

Vera disse...

Afinal, o fcp não tem só defeitos... :)