domingo, 30 de agosto de 2009

Às Ninfas da Tecnologia

Sras Ninfas da Tecnologia (ou a quem de respeito):

Sempre gozei com as minhas amigas/amigos que têm (ou tinham) um medo enorme das tecnologias. Conheço pessoas que parecem pensar que poderia haver uma qualquer combinação macabra das teclas da máquina de calcular que a fariam explodir, outras mesmo que juram a pés juntos que o computador as odeia e mesmo quem afirme a pés juntos que o telemóvel tem vida própria e vive para a enervar.

Mas eu não, eu sempre gostei das tecnologias. Eu sempre disse "o material tem sempre razão", tu é que és um azelha, isso acontece porque blablabla. Eu paro sempre para contemplar as novidades Hi-Tech na FNAC, eu já comprei algumas Exame Informática, eu estou sempre a investir o meu precioso tempo a formatar computadores dos amigos para que as suas máquinas possam viver felizes e saudáveis.

E se eu sou assim tão boazinha as tecnologias, alguém me explica porquê que nestas últimas semanas:
  • o meu lindo telemóvel avariou;
  • a minha máquina fotográfica decidiu emancipar-se e liga sozinha (o que faz com que sozinha gaste a bateria) e nem sempre responde quando eu carrego nos botões;
  • o meu carro avariou e decidiu não arrancar, pelo que teve que vir de reboque de Bragança até à oficina, onde ainda permanece internado;
  • o router foi ao ar;
  • o meu portátil passou-se e quando o formatei apareceram umas letras enormes vermelhas a dizer ERROR (situação já resolvida no momento).
E o que se segue? A televisão vai começar a transmitir só programas em mandarim? A PlayStation só vai correr jogos em roxo e amarelo? O mp3 só vai tocar Punk Rock? Gostava mesmo de saber para já me ir preparando.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

A propósito de Férias

"Antes" by Lúcia Letra

Eu gosto de férias, gosto mesmo muito. Gosto de ter TEMPO. Tempo para devorar livros em 2/3 dias, Tempo para ver temporadas completas de séries, Tempo para ir para fora cá dentro e para fora lá fora, Tempo para jogar computador, Tempo para organizar o meu computador e as minhas gavetas, Tempo para gelados, Tempo para Viagens Medievais, Tempo para visitar e estar com pessoas de quem gosto, Tempo para fumar narguilé e para beber caipirinhas. Tempo para ir aos saldos. Tempo para não ter horas. Tempo para aproveitar o TEMPO.

Eu gosto de férias e estas, este ano, são especiais. Porque Setembro é para mandar currículos, ir a entrevistas e em Outubro começa o Mestrado novo. Porque o NOSSO tempo está a entrar em vias de extinção. Por isso, a partir de agora, vou lutar mais pelo Tempo, pelo menos pelo meu. Para o aproveitar ao máximo, para que ele se multiplique. Vou tentar dormir menos mas melhor, tirar mais "fins-de-semana" a 2 a 3 a 4 ou a 10. Comprar e ler mais livros. Ver mais séries e menos novelas. Oferecer mais presentes a mim e aos outros. Fazer os álbuns de fotografias e os vídeos que ando há tanto tempo a prometer. Vou tomar mais cafés, chás, gelados e crepes. Vou fazer mais jantares, mais sobremesas. Vou mais ao cinema. Vou MESMO aproveitar melhor o tempo e deixar de perder tempo a queixar-me que não o tenho.

Não vou queixar-me mais que não tenho tempo para fazer aquilo que quero, porque sempre achei que com jeitinho, tudo se consegue. A partir de agora tenho outra queixa. Decididamente não tenho dinheiro para fazer tudo aquilo que quero.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Dias 5 e 6 : Mil e Uma Noites

E nos últimos dias vimos aquilo que mais gostei (gostamos?): o Palácio de Topkapi e os Bazares.

O Palácio, residência dos sultões durante cerca de 300 anos bate qualquer palácio que alguma vez já tenha visto. Os jardins, o Harém, a vista incrível, o trabalhado em cada sala, os sofás em todos os cantos. As Histórias das Concubinas. Os tesouros. Rubis, Esmeraldas, Diamantes, Ouro, muito Ouro. Nunca vi nada assim, sem dúvida.

O Grande Bazar é outra dimensão. Lojas e mais lojas. Conseguimos desorientarmos-nos completamente lá dentro. Lenços, Candeeiros, Camisolas, Jóias, TUDO se vende por aqui e TUDO a um preço negociável. Perde por ser um sítio caro, já que grande parte da afluência são turistas com carteiras recheadas (bem diferentes das nossas!) =). O Bazar das Especiarias é mais pequenino, mais baratinho e cheio de doces, chás e especiarias em cada canto. O melhor? Os cheiros que por lá se sentem. Centenas de chás, frutos secos e ervas aromáticas. Vale MESMO a pena.

Por fim, e em jeito de despedida força (que por nós ainda ficávamos lá uns diazinhos), um cruzeiro no Bosforo para descansar as pernas.

Beijinho**

Uma das muitas salas do Harém

Jardins

A vista de uma das "varandas"

=)

Movimento no Grande Bazar

Loja de Candeeiros. Se eu tivesse uma casa e se eu não tivesse muito jeito para partir coisas, eu tinha MESMO trazido um.

Santa Sofia (uma vez mais!). É o que dá "morar" lá ao lado ;)

Jogos no Terraço do Hostel. Pois é, tínhamos esta vista linda para nós! =)

Bazar Egípcio ou Bazar das Especiarias

Algures no Bósforo (olhem ali o reflexo!)

Uma das pontes que liga a Ásia à Europa

A foto final! =)

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Férias!

Os Sultões voltaram hoje. As histórias de principes e princesas ficam aqui, por Espinho, eu e os NDzinhos vamos viver histórias de aventura a Barcelona e voltamos daqui a uma semana.

Novidades aqui, no sexto sentido, ou aqui.

Faltam pouco mais de 8 horas, vou acabar as malas e tentar dormir!

Beijinhos*

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Dias 3 e 4: Constatações

Algumas notinhas:
  • Uma igreja está para uma mesquita assim como Roma está para Istambul (aparentemente...). Há Mesquitas em todo o lado!
  • Os turcos são malucos.
  • Já comemos por muito pouco dinheiro.
  • Já fomos um bocado aldrabados e pagamos a mais.
  • Continuamos a comer lindamente.
  • Já vimos porrada ali mesmo à nossa frente, que incluiu um murro que fez o outro desmaiar e uma pequena perseguição pela rua, incluindo corrida por cima do capot de um táxi que ia a passar.
  • Já estivemos com os pezinhos na Ásia.
  • Já começamos a perceber da técnica da negociação: pediram-nos 20 por uma coisa, trouxemos 3 por 30.
  • Não conseguimos deitar-nos cedo nunca.
  • Não vamos ter tempo para ver tudo o que gostávamos (onde já ouvi isto?).
  • O chá e o café turco são fortes 'pa caraças!
  • Istambul é uma cidade lindíssima para visitar, mas (achamos nós!) horrível para vive
  • Os carros quando encontram um obstáculo buzinam, se o problema não fica resolvido em 3 segundos há que procurar outras soluções, tais como passar pela linha de metro ou ir por cima do passeio. Afinal, quem disse que só os portugueses é que se desenrascavam bem?
  • Os gelados turcos são bem bons!
  • Não podemos ir ver o jogos do Besiktas porque eles portaram-se mal e... jogo à porta fechada. Os turcos são sarrafeiros em tudo.
  • Estivemos num restaurante em que ninguém percebia inglês, os menus estavam em turco e... até aí nos safamos.
  • Já testamos o narguilé!
  • Andamos de ferry boat (isto é quase quase NY ou Seattle! ;) )
  • Há um café que se chama Vera. Isto é só bom gosto por estes lados.
  • Ainda não vimos ninguém a parar, voltar-se para meca e rezar, mas todos os dias, 6 horas por dia, microfones lançam as "rezas" muçulmanas por toda a cidade.
  • Istambul tem muuiiittttaaaa gente.
  • As Malaguetas por cá andam disfarçadas de pimentos. Comi um bocadinho de uma e não foi bonito de se ver...
  • Devemos ter "latinos" escritos não testa. "Español?" "No..." "Italini?" "No..."
E aqui ficam as imagens possíveis...

Chá à beira rio

Peixe para variar...

Escadas Art Nova (hein?)

Imensidão

Yupiiiii, Istambul!

Quando eles formarem a boysband, já temos capa! =)

O Gelados era bom, a limonada era boa, os salgados estavam bons, o cappuccino ... bem, já perceberam!

A actividade mais frequente dos últimos dias: ver o mapa

Ai, o futebol...

My name is Vera, Can u do a discount?

Pilsen?

Carne, carne, carne

O que tás aí a fazer??

Gelados no meio da "Arqueologia".

Nós gostamos é do Verão...

Estamos na Ásia. As torres estão na Europa.

O Bosforo à noite...

sábado, 15 de agosto de 2009

Dia 2: Sultões

Aqui ficam as imagens de hoje. Voltas pela zona histórica e uma ida a ver o "mar". Os turcos são piores que os italiano a conduzir. Ainda por cima não há passadeiras, pelo que atravessar a rua é uma aventura. Vale-nos o facto de na zona histórica haver pouco transito. A margem perto do Hostel não tem praia e a zona costeira não é propriamente bonita e não está minimamente explorada. Há apenas uma rua que permite atravessar para perto do mar... O YouTube está bloqueado na Turquia porque permite ter informação negativa sobre o sr Ataturk (fundador da "Turquia Moderna", e isso não pode ser. À parte disso, só boas notícias. A comida é excelente, o Hostel está mesmo bem localizado, ja fomos à Mesquita Azul e ao Santa Sofia.

Um Bazar aqui ao lado

Santa Sofia ao fundo

Qual é que não pertence ao conjunto?

Cisterna da Basílica

Almoço no Terraço

Santa Sofia

Santa Sofia #2

Reflexos (sim, as pintas rosa são por causa das lantejolas da minha camisola)

1400 anos depois

Mesquia Azul ao fundo

Play Time?

Jantar

Até amanhã!

P.S.: Não tenho tido tempo nenhum (já que cá estamos é para aproveitar!) pelo que não consigo responder às mensagens nem comentar os blogues, mas logo que voltarmos... Fica prometido por as leituras em dia! ;)

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Dia 1 : (re)ver Madrid

E hoje foi dia de ver e rever Madrid. Com escala em terras da Penélope Cruz, deu para dar umas voltinhas. Retiro, Passeo del Prado, Starbucks, Calle de Alcala, Sol, Opera, Palacio e Catedral de Almudena. Não me lembrava bem do sítio da Plaza Mayor e ficou por espreitar. 35º sem ponta de vento não é lá muito agradável, mas valeu a pena. Novos fans para o Starbucks.

4 horas de Avião (fora Porto-Madrid) é uma porcaria. No aeroporto fazem o "teste" da gripe A. Quem vem de Malta não paga licensa e a nós cravam-nos 15€. O transfer do aeroporto conduzia a 120km/h em estradas de velocidade máxima 50km/h, piso molhado e passou dois vermelhos. A parte disso, o hostel é genial (dentro do possível).

E aqui ficam. as imagens...

Vamonos

Starbucks Fans

Filipe, Philp ou Philipe?

Catching Moments

Fantastic 4

Pause

Vole & Kebab (1 am)