segunda-feira, 31 de maio de 2010

Mais uma receita da Mafalda

Porque eu comecei a gostar de cozinhar e porque quando, num comum dia da semana, eu consigo ir ao supermercado, voar para Espinho, cozinhar(mos),  jantar(mos), arrumar(mos) a cozinha, tomar(mos) café com um amigo e ainda consigo chegar a casa e deitar-me pouco depois da meia-noite, tudo me parece mais simples, aqui fica uma receita da Mafalda Pinto Leite: para fazer em 15 minutos. :)

Penne de bacon e cogumelos (2 pessoas).

O que é preciso?
 200g de penne
bacon aos bocadinhos
1 cebola pequena picada
250g de cogumelos portobello cortados às fatias (embora da próxima vá fazer com uma lata de cogumelos laminados)
1/3 de chávena de crème fraîche (supermercado, perto das natas frescas)
1 colher de chá de folhas de tomilho
50g de folhas de espinafres
sal e pimenta
parmesão (ou outro queijo a gosto).

Como fazer?
Cozinhar a massa simples. Escorrer e reservar. 
Enquanto a massa coze, aquecer uma frigideira em lume médio-alto. Cozinhar o bacon e a cebola durante 3 min, até ficarem dourados. Adicionar os cogumelos e cozinhar. Juntar o crème fraîche, o tomilho e os espinafres. Temperar com sal e pimenta. Cozinhar por 2 minutos (ou até ficar quente). Misturar o molho na massa.
Servir polvilhado com queijo.

Hábitos matinais


Aqui na faculdade, nós, os caloiros (actuais pastranos!!!) de ambiente, temos um hábito peculiar quando chegamos à faculdade: ir buscar os jornais grátis que estão na entrada. Estranho porque nós raramente lemos as notícias (isso era só no início do ano), na realidade, os jornais como o metro e o destak não têm muitas notícias de interesse mas têm o horóscopo, o horóscopo minha gente. Essa sim, é a nossa página favorita.

Hoje, tal como a maioria dos outros dias, entrei na faculdade, fui buscar os jornais e sentei-me. Vi o horóscopo da gaita que é a ultima actualização do metro, com um horóscopo realmente da treta, deveras engraçado! O do metro já é coisa séria e dizia para eu partilhar esta boa disposição com os que me rodeiam. E não é que eu já consigo prever o horóscopo e fiz precisamente isso durante a minha viagem de metro? Fantástico não é? E já agora, porque estou bem disposta? Olha, porque dormi 9horas (como é possível?!), está sol, encontrei pessoas interessantes já de manhã, já concorri a bioengenharia, acho que sábado vou começar bodyboard e estou com vontade de estudar (milagre!!!).


Bem, bom dia para vocês também!

domingo, 30 de maio de 2010

D. Amélia #01

Villamanrique, 1 de Junho de 1891

(...) 
-Sobretudo quando o país aliado está perto da bancarrota, não consegue pagar as suas dívidas, nem sequer internamente, não consegue escoar os seus produtos agrícolas.
-Amélia, não quero preocupar-te mais, mas já sabemos o que vai acontecer a seguir: as pessoas vão acorrer aos bancos e tirar o seu dinheiro, o Banco de Portugal vai ficar sem reservas...
(...)
in D. Amélia, Isabel Stilwell

A "nossa" crise vem de há muito. Monarquia Mimada. República Desorientada. Ditadura das Aparências. É aparentemente o nosso Fado.
 
Eu prefiro fados positivos. E é por isso que, (inconscientemente??) contínuo a dizer que, para já, não me preocupo.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

E já que não tenho nada de jeito para dizer...

...mostro o que se ouve por cá agora.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

1GOAL - Education For All

Até podem dizer que isto cai em saco roto, mas vale pela iniciativa e não custa nada. 
Today, 72 million children in the world are denied the chance to go to school. These children could be our next generation’s leaders, sports stars, doctors and teachers. But they face a lifelong struggle against poverty.
It doesn’t have to be this way. Since 2000, 40 million more children are in school. Education beats poverty – and gives people the tools to help themselves.
1GOAL is a campaign seizing the power of football to ensure that education for all is a lasting impact of the 2010 FIFA World Cup. Raising our voices all over the world we believe that, together, we can make education a reality for the millions of boys and girls who remain out of school.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Parar o tempo #04

Por vezes, se não os podes vencer, junta-te a eles.

F*ck Colesterol

Acabei de ver esta foto, na rubrica da Sofia e fiquei cá com uma vontade... Quero um almoço de caracóis e ameijoas à Bolhão Pato. E muito pão para não desperdiçar molho. E cervejas fresquinhas.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Parar o tempo #03

Ontem, enquanto esperava por alguém, pensei em estender-me na cama a ler um livro. Eis senão quando me surge uma grande ideia: estender-me a ler um livro, na praia. E lá fui eu, a tolha e a D. Amélia. E fomos  as três muuuuiiiito felizes. 

Live ou Die. That's the important choice.

Não foi com o final da quinta temporada, muito menos como o final da terceira, mas marcou da mesma forma. Tirou-me o sono, cortou-me a respiração, acelerou-me o coração. Excelente final para um temporada um bocadinho morna. Até Setembro/Outubro Seattle Grace. :)


domingo, 23 de maio de 2010

Wok. Cogumelos. Morangos. Suspiros. Chocolate. What else?



Jantar de um Sábado algures no passado.

Entrada: Cogumelos Portobello grelhados com tomate e mozarrella (Receita da Mafalda Pinto Leite ligeramente adaptada ).
Temperar os cogumelos com sal e pimenta. Grelhar durante 5 minutos de cada lado. Misturar numa tigela tomates (pequenos e maduros), mozarella e oregãos. Temperar a gosto. Para servir, rechear cada tomate com a mistura de tomate e queijo (como os cogumelos que comprei eram demasiado pequenos, acabamos por apenas os cobrir, sem rechear).


Wok-invenção (p/4 pessoas):
Ingredientes
250g de Camarão
Bróculos
1 Lata de Rebentos de Feijão Mungo,
Cogumelos Portobello
250g de Noodles
Sal. Pimenta. Molho de Soja q.b.

Preparação
Temperar com sal e pimenta. Grelhar o camarão no wok. Quando começar a ganhar cor, juntar os bróculos, os rebentos e os cogumelos. Deixar Cozinhar.
Entretanto, cozer os noodles. Quando os noodles estiverem prontos e os restantes alimentos cozinhados, juntar tudo e regar com molho de soja.

Sobremesa: Morangos com Suspiros (uma vez mais, Mafalda Pinto Leite - adaptada)
Partir suspiros e os morangos em pedaços. Envolver ambos. Servir com  camadas desta mistura alternada com Chantilly.

No final da noite ainda nos aventuramos no chocolate quente, mas não ficou nada de especial. Deixo a receita quando ficar bom :)

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Porque NENHUM dia é totalmente mau.

A acrescentar à lista de coisas más: sair do trabalho depois das 20h, doer-me imenso os dentes, ter que desmarcar um jantar com os amigos.

Mas para animar, acabei um projecto, recebi os parabéns da minha chefe :) e, quando cheguei a casa tinha um miminho à espera: o prémio de um concurso/sorteio do Handmade with Love que já falei aqui.  A Marisa é uma querida e além da pulseira de prémio, enviou ainda mais dois mimos.


E Amanhã? Amanhã é outro dia!

Não me Falem

Sou geralmente uma pessoa que vê o copo meio cheio.

Depois há os "outros dias". Os dias em que me irrito por querer descansar e passar a noite a acordar com sonhos idiotas, que me irrito porque as pessoas não sabem ser equilibradas, que me irrito porque o meu carro tem que ter os pneus no estrada e deveria voar, que me irrito porque alguém se atrasa (e logo eu que estou longe de ser um exemplo), que me irrito com tudo o que ouço na rádio, que me irrito por trabalhar para uma empresa de comunicações e ter a merda da ligação à rede sempre a falhar, que me irrito por não conseguir parar de comer bolachas, que me irrito por o meu namorado demorar a dizer bom dia, que me irrito por ter a secretária num caos, que me irrito por não conseguir parar de comer porcarias, que me irrito por ser quarta-feira. Os dias em que a única frase Nicola que faz sentido para mim é "Um dia vou fechar-me num quarto escuro. Hoje é o dia".


Hoje é mesmo um dos "outros dias", por isso não me falem.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Porque há links que valem mais que mil palavras...

Hein??

O meu telemóvel apagou TODAS as mensagens que lá tinha. Eu juro que não fiz nada, eu juro que sei que o material tem (algumas vezes) razão mas desta vez... Bloqueou. Reiniciei. E tcharan. Foram-se. Nem uma. $%&#$#$

Palavras de Ordem #02

do fim-de-semana.

Trabalho. Sol. Amigos. Caipiroskas Pretas. Sangria. Churrasco. Molotof. Primos. Cores. Contar até 20. Noody. Namorar. Batatas Fritas na Lareira.  Anatomia de Grey. Gossip Girl. Donas de Casa Desesperadas (as três a acabar esta semana). Moto 4. Terra. Medo. Panquecas. Planos. 24 Rosas. D. Amélia. Decoração. Dormir.

sábado, 15 de maio de 2010

Como lançar um papagaio


Depois da saga do ano passado, voltamos a tentar e conseguimos que o papagaio ficasse no ar uns bons minutos. :) 



sexta-feira, 14 de maio de 2010

Daqui a um mês, vou estar aqui, a pedir para o tempo parar, a querer ficar, a dizer "até à próxima".

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Alive

É oficial, dia 10 de Julho, vamos "cantar" para outras paragens.

Soube-me que nem gingas

Almocei com o meu namorado num perfeito dia útil.
Comecei e acabei o trabalho que tenho que entregar amanhã. 
Passei(amos) horas na praia a lançar o papagaio. (e finalmente acho que apanhamos o jeito).
Lanchei numa das minhas pastelarias favoritas.
Comprei um presente para uma amiga.
Revi amigos.
Formatei um computador que já estava quase a ganhar raízes. Passei as fotos dos últimos tempos para o pc.
Comprei um livro. Continuei a ler o meu livro.
Vi a minha irmã a conduzir um carro. (o nosso... meeedddoo)
Ri-me até doer a barriga.

Há dias perfeitos. (E podia haver mais feriados municipais!)

terça-feira, 11 de maio de 2010

Eu nem queria falar disto, mas teve que ser.

Parem de me encher os feeds de notícias com informações do voos do mapa, dos minutos a que sua eminência deixa a Nunciatura Apostólica (aprendi um palavra nova já: Nunciatura), da trajecto que o Papa vai fazer no seu papamóvel (blhack, outra pseudo-palavra nova), dos sapatos do Papa, do percurso, dos dias de ponte que a malta do Estado vai ter (estamos em crise, precisamos produzir, mas não se nota nada), do microfone de ouro (que devia sair do bolso dos idiotas que aprovaram a ideia) e de todas as demais notícias.

E vou contar-vos um segredo: falar do papa não conta como boa acção. Aliás, tenho para mim que esta malta quando chegar lá a cima vai levar uma carga de porrada do S. Pedro que pelo que sei não era bem isto que ele queria. (e também não era dar porrada nas pessoas, mas o Homem deve estar nervoso)

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Update

Dado que não há mais queima nem acampamentos nem coisas que me façam andar por aí toda eufórica, feliz e desvairada, há que voltar a assentar os pezinhos em casa, voltar a trabalhar um bocadinho(ão) e pôr os macaquinhos do sótão sossegados e com força para o meu Verão apenas começar oficialmente no fim de Julho.


Grandes paixões envolvem grandes riscos. Grandes riscos envolvem grandes decisões. Grandes decisões implicam esforço e espírito de mudança!

Sarinha, bota shake nisso!

domingo, 9 de maio de 2010

Benfica Campeão

E para mim que percebo muuuiitto pouco disto, o melhor de tudo é achar que o Benfica MERECEU ser campeão. Não pelas ajudas (sim, eu acho que TODOS os grandes são corruptos), não pelos erros de arbitragem (que houve aos trambolhões); não por ser o que jogou menos mal (como já aconteceu). O Benfica é campeão com mérito. 

sábado, 8 de maio de 2010

Apeteceu-me informar

Coisas Fantásticas que acabo de constatar:
1. O trabalho continua a crescer e lá temos nós que trabalhar ao Sábado;
2. Tenho um trabalho do Mestrado para entregar quinta-feira e nem comecei (e nem sei por que ponta lhe pegar);
3. O meu quarto está de pernas para o ar;
4. Os meus níveis de colesterol continuam a dizer que tenho risco moderado de doença cardiovascular.

Soluções a médio-prazo:
1. Rezar aos santinhos para o trabalho diminuir ou pelo menos estabilizar;
2. Aproveitar o feriado municipal de Aveiro para escrever umas coisas; Rezar ao santinhos para os meus chefes serem porreiros como o estado e me darem o dia 13 (fazer um trabalho parece-me um melhor argumento que "ir ver o papa");
3. Fazer uma triagem aos bonecos e demais tralha que tenho no quarto: 20% para dar/lixo; 60% sótão ; 20% ficam. Tentar lembrar-me que a roupa deve estar pendurada e não ser atirada para um banco até construir uma muralha.
4. Marcar uma consulta no médico e preparar-me para levar nas orelhas...

Soluções a curto-prazo:
1. Para de fazer listinhas e voltar ao trabalho;
2. Ver se encontro um(a) colega que me dê umas luzes;
3. Comprar uma cama nova e desmontar a actual - contribuindo assim para o aumento do caos;
4. Jantar com as amigas. Chocolate Quente. Leitão na Bairrada para o almoço de amanhã.

E perguntam vocês "Para quê que eu quero saber isto?" Para nada. Mas apeteceu-me informar.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Eu vou agorinha acampar e levo a minha sweat super altamente do cão azul (é mais gira que a da imagem, e branca com letras cor-de-rosa). Até domingo :)

Sempre que o vejo...

não consigo deixar de pensar que "este homem é giro que se farta". E já para não falar na Alegria em palco e no facto de acreditar que "Não é o Único a Olhar o Céu".

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Dúvidas Existênciais #2

«...não estávamos destinados a ser criaturas racionais, pois o nosso cérebro compõe-se de um emaranhado de zonas, muitas delas ligadas à produção de emoções. Quando tomamos decisões o cérebro "transborda de emoção, impelido pelas suas inexplicáveis paixões".» aqui

Era tão mais fácil se a decidir conseguíssemos "desligar" o nosso cérebro das emoções...
Serão as diferentes zonas do nosso cérebro que nos fazem separar as nossas diferentes paixões e ao mesmo tempo nos sentirmos muito felizes e realizados com umas e frustrados e tristes por outras?

Morreste-me

Um livro para ler de um assentada. Pequeno e Fabuloso.  A melhor descrição de Saudade que já li.

“Vou. Avanço, avanço e regresso. E cada quilómetro, um mês; e cada metro, um dia. Avanço para o que fomos. Encontrei nas pedras deste caminho, no luminescente desta viagem, um espaço por onde entrei e acelero, onde cada quilómetro em frente é um mês que recuo. E avanço neste caminho que fizemos mil vezes juntos e avançam as estações do ano: primavera inverno outono verão primavera inverno… E avançam os quilômetros neste sítio onde entro como se caísse. Vertiginosamente. Atiro-me neste poço, no fundo que não se vê deste poço. E há tanta luz. Há os instantes que vivemos mil vezes juntos e que agora nascem sem nós e nos ultrapassam. Há o sol que partilhamos mil vezes e que agora não te aquece, que agora não me aquece. Pai. Passo por tudo e tudo me deixa e passa por mim. Caio. Avanço. Regresso.”
in Morreste-me. José Luís Peixoto

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Queima 2010






Tinha mais mil e uma fotos e mil e uma coisas para contar mas nunca ia ser tudo. Mas parece-me que chega dizer que "Há dias que marcam a alma e a vida da gente".
Consigo vislumbrar um ligeira marca do relógio no meu braço cor-de-branco-adoentado. Uiii. Sol, não te vás embora que eu preciso continuar o bom trabalho (sem relógio desta vez).

Por falar em perder peso...

... de forma saudável, a Luso oferece consultas/acompanhamento em nutricionistas durante três meses. Aqui.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Não me peçam para não morrer de saudades


Há um ano atrás estava eu no cortejo do Porto. Um enooorrmmeee friozinho da barriga, as cordas vocais no seu máximo, a cabeça a tilintar. Abraços, Sorrisos, Congratulações. Medo, Orgulho, Felicidade. Um misto enorme deste três.

Hoje dava tudo para voltar a estar ali, como nos últimos 5 anos. Percorrer aquelas ruas. Vestir aquela côr. Gritar por Engenharia.

Não acho que a minha vida esteja pior que no ano passado, só diferente. Tenho menos tempo mas mais regular. Mais responsabilidades mas mais dinheiro. Novo sítio, nova cidade, novo projecto, nova rotina, novas pessoas, novos desafios, novas metas.

Sim, eu adoro isto tudo. Mas não me peçam para não querer fechar os olhos e voltar lá uns dias, para querer viver aquilo tudo outra vez. Não me peçam para não estar aqui a morrer de saudades. Porque elas ficam sempre quando os momentos foram realmente bons.

Kiss me where your eye won't meet me...

...Meet me where your mind won't kiss me

Foi ainda melhor do que estava à espera. Como disse a Corset "um orgasmo musical".  Só foi pena termos passado por uma experiência "metro-japonês-em-hora-de-ponta", mas isso são outras vidas.

E sim, vale a pena todo o cansaço de hoje. E venham Xutos, Shots e Azeitonas na 5a.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Get busy living, or get busy dying.

Parar o tempo #02